Doenças
Guia do paciente
Olhos
1 min leitura
Síndrome do olho seco: o que você precisa saber
Irritação nos olhos como secura, sensação de areia, queimação, incômodos e até falta de lágrimas? Isso se chama Síndrome dos Olho Seco, uma alteração na produção ou na qualidade da lágrima que provoca o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva.
Em alguns casos, podem ocorrer em apenas em um olho, mas é comum que afete ambos. Os olhos também podem ficar mais secos mesmo sem nenhuma doença ocular. Fatores como poluição, exposição excessiva, vento e ar condicionado podem provocar o problema.
Sintomas
Os principais sintomas para essa síndrome estão listadas a seguir:
- Irritação excessiva do olho;
- Coceira;
- Sensação de areia nos olhos ou corpo estranho;
- Ardência;
- Produção excessiva de lágrimas;
- Visão turva ou embaçada;
Principais Causas
A principal causa para a Síndrome dos Olhos Secos está relacionada diretamente com a idade e a menopausa. Mas não é por isso que devemos desconsiderar o uso excessivo de computadores, exposição ao ar-condicionado e o uso de lentes de contato.
Esta síndrome pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres em qualquer idade. O diagnóstico deve ser feito por um médico oftalmologista, a partir de testes que medem a quantidade e a qualidade das lágrimas.
Tratamento
O tratamento é feito com a aplicação de lágrimas artificiais, ou seja, lubrificantes oculares sob a forma de colírio ou até mesmo pomada, reposição com omega 3 e luz pulsada. Estes ajudam a aliviar os sintomas, e geralmente, não costuma causar nenhum efeito colateral.
Apesar de causar muito desconforto, a síndrome do olho seco pode ser resolvida com tratamentos simples e rápidos, mas é preciso dar o primeiro passo: buscar ajuda de um médico oftalmogista.
Você já conhece nossa clínica? Aqui buscamos o melhor atendimento para você e sua família!
👉 Agende sua consulta e venha nos conhecer. (49) 3019-8800
Nosso Whatsapp 📲 (49)99922-9366