Doenças
1 min leitura
Ultrassonografia de Globo Ocular
O ultrassom é um exame de imagem não invasivo, rápido e acessível, no qual o paciente não é exposto à radiação. Ele funciona usando ondas de ultrassom e a resposta ao eco cria imagens visualizadas em um monitor.
O médico deverá colocar um gel por cima da pálpebra fechada do paciente, para permitir o melhor deslizamento do equipamento de ultrassom. O exame também poderá ser feito com os olhos do paciente ainda abertos, sendo que neste caso, antes do exame é aplicado um colírio anestésico.
Quais são as indicações do ultrassom ocular?
Existem várias indicações. Dentre as principais que afetam o globo ocular e a órbita estão: avaliação de queixas visuais de manchas escuras (moscas-volantes) e flashes de luz, em opacificações que dificultam a fundoscopia. Atua também na detecção e localização de corpos estranhos, deslocamento de retina e tumores.
Como devo me preparar para o exame?
O ultrassom não requer preparo prévio. Por exemplo, não há necessidade de jejuar ou parar de tomar medicamentos, inclusive colírios. Próteses oftálmicas e lentes de contato devem ser removidas dos olhos sem exame.
Como o exame é realizado?
O aparelho possui uma sonda, onde existe um transdutor em seu interior que emite ondas sonoras e recebe ecos refletidos, enviando os sinais por meio de um cabo conectado ao console principal onde é filtrado e amplificado para produzir imagens.
O paciente pode ser solicitado a mover os olhos durante o exame. Em alguns casos especiais, é necessário examinar a sonda pelo contato direto com o globo ocular ou pela colocação de uma concha que separa as pálpebras sendo preenchida com um gel que permite o método de imersão. Nessas situações, o desconforto é tolerável com colírios anestésicos.
#hospitaldeolhos #olhos #serracatarinense #astimatismo #hos #ultrassonografia #globoocular #ultrassonografiagloboocular