Blog

Mantenha-se atualizado sobre o que acontece no mundo da oftalmologia

O que você procura ?

Doenças

2 min leitura

17 de janeiro de 2023

Retinopatia Diabética: o que é, sintomas, cirurgia e tratamento


A retinopatia é uma das complicações mais comuns e está presente tanto na diabetes tipo 1 quanto no tipo 2, especialmente em pacientes com doença de longa duração e controle glicêmico deficiente.A exposição repetida a altos níveis de açúcar no sangue faz com que as paredes dos pequenos vasos sanguíneos, mesmo os da retina, enfraqueçam, tornando esses vasos mais suscetíveis a lesões. A lesão dos vasos sanguíneos na retina faz com que o sangue e o fluido vazem da própria retina.

Veja o que pode acontecer nesta situação

• Sangramento no vítreo;

• Edema macular diabético

• Descolamento de retina por tração;

• Descolamento retiniano regmatogênico;

• Glaucoma neovascular

Esse glaucoma configura-se quando os vasos sanguíneos anormais crescem, impedindo a saída do líquido ocular e, consequentemente, aumentando a pressão dos olhos. Isso causa danos irreversíveis ao nervo óptico. O paciente então se queixa de fortes dores nos olhos e pode até ficar perder a visão.

Quais os sintomas da Retinopatia Diabética?

Conforme a doença avança, é comum que o paciente sinta os seguintes sintomas nos estágios moderado a avançado da doença:

• Visão embaçada;

• Manchas na visão;

• Perda da visão central ou periférica;

• Distorção na visão.

Quais são os tratamentos?

Cada caso é diferente. Além de recomendar o controle cuidadoso do diabete por meio de dieta, pílulas hipoglicemiantes e insulina, o médico pode prescrever o tratamento adequado.

Entre os tratamentos, podemos citar a fotocoagulação, a qual é realizada aplicação de laser na retina coagulando vasos e diminuindo a isquemia da retina. Este procedimento é realizado no consultório, iniciando com a dilatação da pupila.

Ainda podem ser indicados,de acordo com a severidade ou estágio da retinopatia diabética, o uso de medicamentos anti-inflamatórios e anti-angiogenicos injetados na cavidade vítrea. O efeito do tratamento dura de 3 a 6 meses. Após esse tempo, o médico pode recomendar a reaplicação da medicação intravítrea.A cirurgia de vitrectomia é recomendada para descolamento de retina tradicional, hemorragia vítrea e, em alguns casos específicos, com tração vítrea.

Prevenção

A melhor maneira de evitar a retinopatia diabética, é controlar os níveis de glicose e manter a pressão arterial em um nível normal. Pessoas com diabetes devem fazer um exame oftalmológico anual, no qual a pupila é dilatada com colírios, para que a retinopatia possa ser detectada e qualquer tratamento necessário possa ser iniciado o mais rápido possível. As mulheres grávidas com diabetes devem fazer um exame oftalmológico a cada 3 meses.

O acompanhamento periódico com o oftalmologista e com o médico endocrinologista é fundamental para a prevenção, controle e tratamento de várias enfermidades relacionadas ao diabetes.

hospitaldeolhos #olhos #serracatarinense #astimatismo #hos

Categorias