Doenças
Olhos
1 min leitura
Entrópio e Ectrópio: Quais suas causas, sintomas e Tratamentos
Quando os nossos olhos estão saudáveis, o movimento normal que as pálpebras realizam é de abrir e fechar com firmeza, assim elas conseguem proteger o olho de qualquer agressão e evita a evaporação das lágrimas.
Quando percebemos alguma alteração neste processo, impedindo que o olho e lágrimas estejam protegidos, é grande a possibilidade da presença de entropio ou ectrópio, doenças que colocam em risco a sua saúde ocular.
O entrópio e ectrópio se diferenciam entre si, sendo opostas, mas tendo em comum a prejudicação da saúde dos olhos. Quando a margem se vira para dentro, colocando os cílios em contato com os olhos, chamamos isso de entrópio. Já quando ela se vira para fora e, consequentemente, não protege o olho corretamente, chamamos isso de ectrópio.
Sintomas
Ambas as doenças podem irritar os olhos, causar sensação de que há algo nos olhos (sensação de corpo estranho), provocar lágrimas e vermelhidão. Os sintomas também envolvem crostas ou secreção na pálpebra, dos nos olhos, sensibilidade à luz e problemas de visão.
Fatores de Risco
São pessoas que estão mais suscetíveis a desenvolver essas doenças:
• Idosos: o relaxamento dos tecido devido a própria idade
• Pacientes com alterações oculares causadas por infecções, cirurgia ou lesão;
• Pacientes que apresentam blefaroespasmo;
Tratamento
Para ambos os casos, a cirurgia é o tratamento indicado. Mas soluções como lágrimas artificiais e pomadas lubrificantes apropriadas para os olhos podem ser usadas para alívio dos sintomas, antes do procedimento. Elas são indicadas para uso pelo paciente para reduzir a irritação causada pelas doenças. No caso da pomada, o recomendado é que façam o uso na hora de dormir.
E há situações em que a doença já evoluiu e já provocou uma úlcera, sendo necessária a realização de uma cirurgia para conservar a visão.
#hospitaldeolhos #olhos #serracatarinense