Doenças
Guia do paciente
Olhos
1 min leitura
4 hábitos que prejudicam a saúde do seus olhos
A visão é um dos 5 sentidos do corpo humano mais importantes, e também, o mais sensível. Em um piscar de olhos, você pode colocá-la em risco com hábitos que você nem imagina que seja prejudicial para a sua visão.
Confira alguns deles abaixo:
• Coçar os olhos com muita frequência
Os olhos são órgãos delicados que ficam expostos, por isso, a pressão exercida ao coçá-los pode lesionar áreas importantes e o desenvolvimento de patologias. Seja o que for, evite não coçar os olhos, e se o fizer, evite esfregar com muita força para que você não os machuque. Para aliviar a coceira, use compressa de água e mantenha os olhos lubrificados.
• Usar colírios sem prescrição médica
Os colírios são medicamentos com finalidades específicas para cada tipo de patologia que o paciente está sofrendo, e é muito importante consultar um especialista capacitado para prescrever o remédio antes de comprar por conta própria. O uso sem orientação médica pode desencadear reações alérgicas e vários efeitos colaterais.
• Ler em ambientes escuros
Ler em ambientes adversos pode parecer inofensivo, mas saiba que isso demanda um esforço muito grande da sua visão. A leitura deve ser feita em local bem iluminado, se feito o contrário, os olhos precisam se ajudar na falta de luz e converter o que está próximo deles em uma imagem nítida.
O mesmo se aplica com equipamentos que emitem luz azul, – que quando exposta aos olhos de forma prolongada se torna prejudicial- como celular ou a TV, pois o ambiente com baixa luz também força os olhos a manterem o foco, o que pode causar irritação, dores de cabeça e lacrimejamento.
• Dormir com lentes de contato
É provável que se você usa lente de contato, uma vez ou outra, esqueça de tirá-las antes de dormir, não é mesmo? Essa atitude pode trazer consequências complicadas para os seus olhos, como a inflamação, falta de lubrificação, infecção ocular e irritação.
Não deixe para depois o cuidado com a sua visão, nossos olhos são nossos guias! Sempre consulte o seu médico oftalmologista para verificar a saúde dos seus olhos.