Blog

Mantenha-se atualizado sobre o que acontece no mundo da oftalmologia

O que você procura ?

Doenças

2 min leitura

15 de fevereiro de 2023

O que é ambliopia?


A ambliopia é caracterizada pela perda unilateral ou bilateral da visão  sem motivo aparente. Parece que os olhos estão saudáveis, mas não querem trabalhar. É por isso que esta doença também é conhecida como “olho preguiçoso”.

O que é ambliopia?

A ambliopia é causada pelo fato de o cérebro não estar maduro o suficiente para processar a imagem formada pelo olho, levando a um mau desenvolvimento do nervo óptico. Isso se deve à redução da acuidade do olho afetado, que produz uma imagem tão ruim que o cérebro prefere ignorá-la a processá-la. Assim, a perda da visão do olho é simulada.

A ambliopia geralmente pode ser evitada e, se diagnosticada, pode até ser revertida. Uma distinção deve ser feita entre ambliopia funcional e ambliopia orgânica. A ambliopia orgânica é causada por anormalidades estruturais nos olhos ou no cérebro e não pode ser curada. A ambliopia funcional, por outro lado, tem melhor prognóstico porque geralmente é reversível se tratada na primeira infância.

Ambliopia em crianças e adultos

A ambliopia pode ocorrer em ambos os sexos e em pessoas de todas as idades, embora seja mais comum em crianças. A ambliopia infantil geralmente começa na primeira infância e muitos problemas podem estar presentes desde o nascimento.

Na maioria dos casos, apenas um olho é afetado, mas em casos raros, a acuidade visual pode diminuir em ambos os olhos. A ambliopia em adultos, embora menos comum do que em crianças, pode ser causada por problemas ou doenças oculares, ou pode se desenvolver na infância e nunca ser tratada.

Qual a importância do diagnóstico precoce?

A detecção precoce é importante porque a ambliopia pode se desenvolver desde o nascimento, dependendo de sua causa. Quando uma criança nasce, sua visão ainda não está totalmente desenvolvida e sua funcionalidade amadurece apenas sob a influência de estímulos luminosos. Se for um problema congênito, como uma catarata, a ambliopia pode se desenvolver rapidamente.

Como é detectado?

A forma mais precisa e segura de diagnosticar a ambliopia é identificar as alterações oculares que podem causar o aparecimento da doença. Este rastreio deve ser feito desde o nascimento e deve ser continuado ao longo da vida. Visitas regulares a um oftalmologista são necessárias para descartar patologias e problemas de refração que possam estar associados à diminuição da acuidade visual.

Como prevenir?

A ambliopia pode ser prevenida corrigindo-se caso a caso suas causas específicas, e o tratamento precoce pode reduzir ou mesmo prevenir suas consequências. Algumas de suas causas podem ser minimizadas, como o estrabismo: o uso oportuno de óculos ou tala é fundamental para um bom prognóstico.

Tratamento

O tratamento geralmente é bem-sucedido. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maior a chance de sucesso. Portanto, é recomendável que todas as crianças consultem um oftalmologista antes de começar a escola, para que as causas da ambliopia possam ser identificadas e tratadas sem alterar o processamento do cérebro.

Vamos cuidar da saúde dos seus olhos? Entre em contato conosco e agende a sua consulta.

Confira o nosso último post sobre Ultrassonografia de Globo Ocular: https://hos-sc.com.br/blog/ultrassonografia-de-globo-ocular/

Categorias